Receba Novidades

 
Nome
E-mail

translate

Modelagem Numérica em Estudos de Percolação para Cálculo da Vazão em Barragens de Terra

12/06/2017 - Artigos
Modelagem Numérica em Estudos de Percolação para Cálculo da Vazão em Barragens de Terra
Estudos de percolação têm por objetivo estimar a distribuição da poropressão (u) atuante no sistema e o valor das vazões percoladas no maciço e fundação de barragens de terra, de modo a fornecer subsídios técnicos para o dimensionamento do sistema de drenagem interna e os estudos de estabilidade, além de auxiliar na determinação de possíveis tratamentos para a fundação.
 
Sua formulação é baseada na condutividade hidráulica e na pressão neutra exercida pela água contida na região e o fluxo interpretado segue a Lei de Darcy, proporcional ao gradiente hidráulico (i) e à condutividade hidráulica (k).
  
Estes estudos podem ser desenvolvidos com o auxílio de softwares específicos, cuja interface de modelagem tem como base teórica de cálculo o método de elementos finitos, podendo ser utilizados para modelar a movimentação e distribuição da poropressão em meios porosos.
 
A BVP Engenharia desenvolve, dentro dos projetos de barragem que atua, estudos de percolação com o auxílio de softwares que permitem uma avaliação de diversos cenários de nível de água dentro do reservatório