Receba Novidades

 
Nome
E-mail

translate

Geoprocessamento em Projetos de Obras Lineares

05/06/2017 - Artigos
Geoprocessamento em Projetos de Obras Lineares
A contínua evolução das ferramentas de Geoprocessamento tem proporcionado ao meio técnico a possibilidade de produzir trabalhos diferenciados e soluções inteligentes para os projetos de obras lineares, principalmente quando se faz o correto uso das Tecnologias de Geoinformação. Os principais diferenciais proporcionados por essas tecnologias são apontados a seguir: 
 
•Maior suporte aos trabalhos de campo,
•Mensuração dos custos construtivos por área,
•Apresentação dos aspectos principais de projeto para reduzir impactos ambientais e impactos na área do empreendimento,
•Auxilio nas tomadas de decisões para elaboração de gestão e manejo, compreendendo obras de conservação, de reparação e novas obras para detenção de processo de deterioração de estruturas geotécnicas.
 
No caso específico dos Processos Dinâmicos de Fluxo Superficial, essa ferramenta possibilita, por exemplo, a adequada análise do padrão de escoamento superficial fornecendo os subsídios necessários para se obter um eficiente projeto de drenagem, que irá coletar e conduzir de forma ordenada as águas das chuvas incidentes na área de interesse do projeto.
 
Importante destacar que, por meio do Geoprocessamento, outros serviços de Acompanhamento Comparativo por Imageamento de Processos Dinâmicos podem ser realizados para identificar e mapear  processos erosivos, realizar levantamento das instabilizações dos maciços ao longo das obras lineares, além de permitir o real controle dos passivos ambientais em: Aterros, Taludes de corte, encostas naturais (depósitos nas bases das encostas, fendas, saturação), Pilares de apoio, entre outras estruturas correlatas. 
 
Com essa visão, a BVP Engenharia possui uma equipe de profissionais altamente capacitados, para fazer uso pleno das ferramentas de Geotecnologias em seus projetos, propiciando análises integradas e de multicritérios, visando a geração de Matrizes de Hierarquização dos pontos críticos. Através dessas matrizes, ações em prol das tomadas de decisões para investimentos e gestão do empreendimento podem ser executadas com o êxito garantido, pois se baseiam em critérios confiáveis, obtidos a partir das prioridades instauradas nas soluções desenvolvidas para os seus clientes.