Receba Novidades

 
Nome
E-mail

translate

Fluxo em Regime Transiente e Efeito da Poropressão na Estabilidade de Taludes

22/05/2017 - Artigos
Fluxo em Regime Transiente e Efeito da Poropressão na Estabilidade de Taludes

Condições de rebaixamentos rápidos em reservatórios é tipicamente uma importante condição de avaliação para dimensionamentos de taludes de montante em barragens de aterro compactado. Ocorrem quando os taludes submersos são submetidos a uma variação das condições de carga hidráulica que não permitem tempo hábil para a dissipação da poropressão existente no maciço, ocasionando em um regime de fluxo transiente (mudança da poropressão com o tempo em função da variação da carga hidráulica do reservatório).

Para estudos de fluxo em regime transiente é importante que sejam definidas as condições de contorno e os níveis inicial e final do reservatório, que resultarão na nova distribuição da poropressão no maciço.

Nestas condições de solicitação, os parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo são introduzidos às análises de estabilidade em termos de tensões totais.

A BVP Engenharia possui know how na área de Engenharia de Barragens, tanto para contenção de rejeitos como para acumulação de água, avaliando a possibilidade da ocorrência de rebaixamentos rápidos do reservatório e consequente alteração no regime do fluxo atuante no maciço.