Receba Novidades

 
Nome
E-mail

translate

Gestão de Recursos Hídricos na Mineração

11/05/2017 - Artigos
Gestão de Recursos Hídricos na Mineração
A necessidade de minimização da utilização de água nova trouxe para a Mineração oportunidades de melhoria e economia, bem como uma busca mais efetiva pelo aproveitamento dos recursos hídricos.
Além de adequar aos requisitos legais vigentes, espera-se do setor a incorporação da realidade de que a água é um bem finito e deve ser preservada quantitativamente e qualitativamente, levando Mineradoras, inicialmente, a buscarem diagnosticar e caracterizar seus sistemas de uso de água.
A partir do diagnóstico, realizado com levantamento e análise de dados de monitoramento, avaliação do sistema de bombeamento, recirculação e descarte de águas, é possível identificar oportunidades de melhoria para aumento da eficiência hidráulica dos sistemas. Podem ser constatados desperdícios, a serem corrigidos com simples ações ou que demandem processos mais complexos para obtenção de resultado significativo. Outras vezes, pode ser identificada a necessidade de sistemas de extravasão complementares para aumentar a segurança de estruturas como barragens, diques e canais de desvio.
Temos larga experiência em estudos de balanço hídrico e projetos detalhados de sistemas de captação, adução e extravasão, e com pleno entendimento da legislação vigente.